sábado, 5 de junho de 2010

Anselmo Duarte recebendo a Palma de Ouro em Cannes

Vídeo relembrando a carreira de Anselmo Duarte quando do recebimento da Palma de Ouro de Melhor Filme por "O Pagador de Promessas", em Cannes, França, 1962.

O trecho mostra o exato momento em que ele é chamado na cerimônia da premiação do fato ainda único no Brasil - o de consagração máxima no cinema mundial.

Existem outros grandes festivais internacionais de cinema como o de Berlim, na Alemanha, e o de Veneza, na Itália, e ainda mais alguns.

O festival talvez mais conhecido - o Oscar - "reserva" grande parte de sua premiação para o cinema feito nos EE. UU. E coloca os filmes estrangeiros em uma categoria diferenciada de "Melhor Filme Estrangeiro"; é um contracenso por se verificar que muitos filmes então estrangeiros poderiam ser os melhores na premiação máxima, ou seja, na categoria de "Melhor Filme" e acabam ficando de fora pela "reserva aos filmes do país".

Voltando ao de Cannes que prima por sua imparcialidade e por outras várias razões admite-se portanto que é o festival que melhor sintetiza e premia a Sétima Arte.



Outros vídeos - além deste - com referências a acontecimentos relativos a cidade de Salto/SP podem ser vistos pelo Youtube no canal efzanoni do Historiador Elton F. Zanoni.

Notas:

O Festival de Cannes pode ser acessado - entre outros idiomas - também em Português: http://www.festival-cannes.fr/pt.html

E uma relação de Festivais no exterior e nacionais pode ser acessada em: http://www.guiademidia.com.br/cinema/festivais.htm

Arlindo G. Nicolau - Artista Plástico, Designer Gráfico, Webdesigner e Educador. Estudou Artes Plásticas e Pedagogia na Unicamp. Colabora com o Espaço Cultural Barros Junior e com o Fórum Permanente de Cultura de Salto/SP.

Nenhum comentário: