sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Logotipo do Fórum Permanente de Cultura de Salto

Para melhor identificação das participações do Fórum Permanente de Cultura de Salto/SP em eventos e para servir de "marca" sugeriu-se a criação de um Logotipo. A imagem a seguir está com várias cores como fundo para verificação de contraste - principalmente - pensando em pessoas daltônicas.

Logotipo do Fórum Permanente de Cultura de Salto/SPSegue a descrição:

A ideia sobre o estilo de fonte, na sigla ou iniciais, é de um estilo que "não se fecha" mostrando a importância de sempre se estar, portanto, aberto e participativo. A fonte também em seu estilo levemente circular mas com partes retas mostra a pluralidade de caminhos possíveis.

A fonte do restante do Logotipo onde está o nome do Fórum, da cidade e estado é sóbria, de fácil leitura (a não ser em tamanhos muito diminutos) e combina com o outro estilo de fonte.

A forma do círculo interno, vermelho, em torno das iniciais e do nome da cidade de Salto juntamente com a sigla do estado de São Paulo, SP, pode ser no entanto utilizada isoladamente. O segundo círculo, externo, azul, onde se lê "Fórum Permanente de Cultura" e "Salto / SP" é para descrição do primeiro e também para mostrar que o círculo do Fórum está aumentando e irradiando luz.

O círculo interno, preenchido de vermelho, tem a parte superior mais clara simbolizando a chegada de luz. O círculo externo, preenchido em azul, tem sua parte inferior também mais clara simbolizando que a luz já está começando a chegar em sua base e avança para cima.

Alguns testes de cores no fundo em torno do Logotipo estão com sua respectiva possibilidade em tons de cinza ao lado. Foi feito teste em site sobre Daltonismo (cegueira para as cores) e mesmo para os daltônicos o Logotipo parece não ser de difícil leitura. Os tons presentes em vermelho e azul também não parecem afetar os astigmáticos. Além disso, o logotipo pode ainda existir em forma tridimensional - em relevo - e assim também pode estar acessível para cegos.

O Fórum Permanente de Cultura de Salto/SP é aberto e sem hierarquia, ou seja, todos os participantes tem o mesmo nível de importância, e conta com permanente presença de abnegados que pretendem contribuir com o desenvolvimento da cidade em vários aspectos mas, notadamente, dando-se ênfase nas áreas artísticas, educacionais e sociais.

criação: Arlindo G. Nicolau

Arlindo G. Nicolau - Artista Plástico, Designer Gráfico, Webdesigner e Educador. Estudou Artes Plásticas e Pedagogia na Unicamp. Colabora com o Espaço Cultural Barros Junior e com o Fórum Permanente de Cultura de Salto/SP.

Um comentário:

Silmar Oliveira disse...

Grande, criativo e objetivo ser.
Arlindo, muito bom, mesmo.

O visual sóbrio, toda a simbologia embutida e a preocupação constante com pessoas com necessidades especiais são exemplares, inspiradores.

Parabéns.