sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Primeira reunião de 2010 e continuidade dos trabalhos

Na noite de Segunda-feira, 11 de Janeiro, nas dependências do Clube Guarani, houve a continuidade dos encontros do Fórum Permanente de Cultura.

Foram analisados os trabalhos realizados em 2009 e verificou-se que, além do interesse de artistas e amantes das artes, o que vale ainda lembrar é a realização da Iª Conferência Municipal de Cultura e a aprovação de 3 propostas dentro 4 apresentadas para Pontos de Cultura.

Nessa noite do dia 11 foi discutida também a possibilidade e o que seria necessário para que Salto conte com sua própria Rede Municipal de Pontos de Cultura. Também continua o trabalho prosseguindo no ideal de criação do Conselho Municipal de Cultura. Cabe aqui salientar que tal Conselho, que já existe em outras cidades, deve sempre contar com a participação popular através de representantes da Sociedade Civil e do Poder Público.

Decidiu-se também que o Fórum elegerá, a título de representação e organização, 1 pessoa para a Coordenadoria e 2 outras para Curadoria do Fórum Permanente de Cultura, ou seja, essas 3 pessoas passarão a agir de maneira a ordenar melhor os trabalhos e, em alguns casos, servirem de membros do Fórum em eventos. Esses representantes não terão peso maior nas questões do Fórum, nas reuniões, etc.; serão apenas para melhor organizarem os trabalhos. A participação de todos é sempre de igual importância e consideração.

A reunião contou com presença da Jornalista Ana Guarnieri, do Jornal Taperá, registrando o andamento da conversa e fazendo perguntas pertinentes.

Decidiu-se também nessa noite a produção de um Logotipo para o Fórum e ações mais diretas de participantes nas questões culturais na cidade como em apresentações, shows, festivais, reafirmando que a participação é sempre no sentido de auxiliar a cidade no seu desenvolvimento artístico, educacional e social.

► O próximo encontro será em 08 de Fevereiro, Segunda-feira, 19h00, com entrada livre, nas dependências do Clube Guarani, que está cedendo gentilmente seu espaço. Anteriormente os encontros aconteciam no Espaço Cultural Barros Junior que, neste início de ano, passará por reforma do prédio que teve sua pedra fundamental lançada em 1919.

Para esse próximo encontro o tema portanto será sobre a criação do Conselho Municipal de Cultura e a escolha de uma pessoa para Coordenadoria e outras duas para a Curadoria. Serão também levantados assuntos sobre os Pontos de Cultura - e uma possível Rede Muncipal de Pontos de Cultura - além de assuntos que os participantes expuserem.

Arlindo G. Nicolau - Artista Plástico, Designer Gráfico, Webdesigner e Educador. Estudou Artes Plásticas e Pedagogia na Unicamp. Colabora com o Espaço Cultural Barros Junior e com o Fórum Permanente de Cultura de Salto/SP.

Nenhum comentário: