sexta-feira, 27 de maio de 2011

Todo quintal tem um Mané que merece

Por: Manéco Padreca (padreca@padreca.com.br
Sempre digo em minhas falas, nas palestras e nas relações cotidianas, que nem todo mundo é Mané...pouco são os Manés e esses poucos tem desculpas para seus erros, afinal, são Manés, e isso explica tudo.
E por causa disso a cada dia me aperfeiçoo e num é que na última crônica errei na digitação de um monte de palavras, de acentos e de pontuação. Se bem que nesses muitos quesitos até o MEC, percebendo ou  vendo as muitas vantagens que os Manés tem em relação aos outros simples mortais, não Manés, que até já está permitindo que se façam erros propositais enquanto se sescreve ou se fala.
A história, ou estória do tal do livro aprovado com erros de portugues com as bençãos do MEC, cá entre nós é a inversão da piada do portugues... estamos sendo vítimas de xacota, ou seria chacota dos nossos irmãos, patrícios lusitanos...
Nesse interregno cultural de desculpas lembrei-me que tenho outra desculpa para usar, dentre outras que jpa acima citei-as.
Analisem a sina do Mané,... sou Mané, filho de Mané, meu sogro era também Mané,... meu pai veio da "santa terrinha", e como todoportugues, arrastava o bom portugues com sopros e apoupos. a linguagem era rebuscada e os pronomes eram fartamente usados entre os, tu, o nosso e o vosso,... sobravam ajustes gramaticais, totalmente diferentes do uso e dos costumes das professoras e dos alunos de antanho.
depois d emuito percebi após pesquisas, que além do portugues nato e arrastadinho, o dialeto era do Mirandês, que hoje é uma outra línngua oficial dentro da pátria mãe Portugal.
Cá entre nós, tenho ou náo tenho desculpas para os meus muitos erros e deslizes gramaticais, escritos/ou falado.
Há outras desculpas à serem pedida, mas, não mo vô-lo pedi-lo eu.
Rebusquei propositadamente.

O erro crassso que cometi(além do "s" a mais):
O endereço da próxima reunião do Forum de Cultura...ANOTEM...

A próxima reunião do Fórum Permanente de Cultura acontece em 18 de junho às 15h,
no PONTO DE CULTURA ANSELMINHOS – PAGADORES DE PROMESSA (@FIM) – 
Rua Rio Branco, 527 (no andar superior da Igreja Evangélica) – Centro em Salto/SP. 
A entrada é livre e gratuita.

Nos veremos lá.
TFAbraços
Manéco

Original Publicado em O Trampolim

Silmar Oliveira - Maestro formado pela Unicamp. Trabalha com Educação em vários níveis. Coordena o Espaço Cultural Barros Junior. Também atuante como Músico em múltiplos projetos. Possui Especialização em Gestão Educacional.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Resultados da Reunião de 14 de Maio de 2011 do Fórum Permanente de Cultura



Trancrevendo e-mail recebido de Giovanni:
_______
"Conforme disposições da segunda reunião de 2011 do Fórum Permanente de Cultura, transcrevo a lista de presentes, suas atividades e e-mails para contato. este e-mail segue com cópia para aqueles que estiveram presentes à primeira reunião deste ano e às últimas reuniões de 2010 - peço a todos que respondam ao email, se identifiquem e mencionem suas atividades, para início do mapeamento dos envolvidos.



WELLINGTON RIBEIRO – voluntário social, escritor amador


wribeiro13@yahoo.com.br



ANDRÉ F. BORTOLUCCI - músico, produtor


bortolucci.andre@globomail.com



MANOEL PADRECA – consultor ambiental


mlpadreca@hotmail.com



ANTONIO CARLOS SILVA OLIVEIRA (Carlinhos Paz) – artesão, gestor em marketing


carlinhospaz@yahoo.com.br



ISMENIA ROGICH – bailarina, professora e diretora de arte


ismeniarogich@yahoo.com.br



ALEX NAVARRO – fotógrafo, recursos humanos


alexnavarro@bol.com.br



MARCOS PARDIM – escritor, agente cultural, coordenador do Ponto de Cultura Anselminhos, Pagadores de Promessa


marcospardim@gmail.com


SAMIR CASSIANO MADALENA – músico


samircassiano@hotmail.com



FLÁVIA MOLINA – estudante de cinema e vídeo


veggiefla@gmail.com



ANDERSON RICOMINI ALVES – músico e compositor


drug77@ig.com.br



ERIKA ELISABETE ABÄCHERLY – gestora de marketing e produtora da Máfia Rocker


erikaabacherly@hotmail.com



PAULO GIOVANNI DE CARVALHO – produtor da Máfia Rocker


mafiarocker@hotmail.com



CAROLINA PADRECA – jornalista, professora, cantora


carolina@otrampolim.com.br




Na reunião, foram assumidas tarefas pelos presentes, nos seguintes moldes:



GIOVANNI – transcrever os email e começar a cadastrar os envolvidos como gérmen do mapeamento cultural.



MARCOS PARDIM – solicitar os cadastros de artistas, artesãos e produtores na Secretaria da Cultura



WELLINGTON – contatar os grêmios estudantis para identificação de núcleos culturais juvenis



ANDERSON – contatar o grupo “Nós Mesmos” para levantamento dos grupos de dança e teatro de Salto



CAROLINA – comunicação dos resultados da reunião para a mídia, idealização do cartaz para anunciar a próxima reunião, encaminhamento do projeto de estatuto para os envolvidos por e-mail



PADRECA – artigo jornalístico sobre os resultados das reuniões



CARLINHOS PAZ – levantamento dos cadastros de artesãos na SUDACO



FLÁVIA – divulgação da próxima reunião nos núcleos culturais e campi da CEUNSP, contato com o Coordenador Cortez para levantamentos




OUTRAS RESOLUÇÕES:



Foi estabelecido que as reuniões serão mensais, aos sábados e que as datas subseqüentes serão decididas a cada reunião.



Foi estabelecida a descentralização das reuniões, abrindo-as para outros espaços e pontos de cultura.



Foi estabelecido que, na próxima reunião, será discutida a proposta de Estatuto do Conselho formulada nas reuniões de 2009 e 2010, retomando o curso preestabelecido.



Foi estabelecido que na reunião subseqüente (agosto) será votado o Estatuto.


Foi estabelecido que a próxima reunião ocorrerá em 18 DE JUNHO DE 2011, ÀS 15:00 HORAS, no PONTO DE CULTURA ANSELMINHOS – PAGADORES DE PROMESSA (@FIM) – Rua Rio Branco 527 (sobre a igreja evangélica) – Centro em Salto/SP - lembrando ser uma data oportuna e próxima do aniversário da cidade, pedimos a todos que confirmem presença.


Aguardo resposta de todos, especialmente identificando pessoas e grupos a serem convidados à reunião, preferencialmente com email.



Muito grato,



GIOVANNI e ÉRIKA - MAFIA ROCKER"
_______



(Notas minhas):

→ Esta foi a primeira reunião em que não estive presente desde 14 de Setembro de 2009 (sim, uma das pessoas mais presentes até então... outras pessoas necessitaram faltar outras vezes, outras pessoas... desistiram?). Felizmente o Fórum continua e agora com adesões de pessoas realmente interessadas em promover uma melhor vida em CIDADANIA com CULTURA/ARTE.
→ Falta-nos muito ainda enquanto cidadãos de uma "Estância Turística": notadamente uma melhor e EFETIVA participação nos RUMOS em que pode-se levar Arte e Encanto.
→ Peço desculpas se algum e-mail não pudesse ser aqui divulgado (e, se necessário - e solicitado - será retirado da postagem; embora o conteúdo central permaneça). Meu e-mail (já divulgado neste Blog): agnicolau@gmail.com ARLINDO G. Nicolau E utilizem a boa comunicação.

E que o Fórum PERMANEÇA! Mas que seja, além disso, uma alavanca para o Bom Progresso Cultural.

Arlindo G. Nicolau - Artista Plástico, Designer Gráfico, Webdesigner e Educador. Estudou Artes Plásticas e Pedagogia na Unicamp. Colabora com o Espaço Cultural Barros Junior e com o Fórum Permanente de Cultura de Salto/SP.

sábado, 14 de maio de 2011

Convite para o Fórum Permanente de Cultura de Salto


Segue cópia do convite enviado esta semana por Giovanni do Mafia Rocker, onde incita a participação dos ativistas culturais saltenses no segundo encontro do Forum Permanente de Cultura de Salto.


Este e-mail tem por objetivo convidar todos os envolvidos na vida cultural de SALTO/SP a participarem da segunda reunião, deste ano, do grupo de artistas e produtores culturais interessados na formação do FÓRUM PERMANENTE DE CULTURA na nossa cidade.
O FÓRUM não tem qualquer objetivo político, é apartidário, não pretende ser suprote, tampouco fiscalizador ou oposição a qualquer figura pública. 
A principal finalidade do FÓRUM é realizar o mapeamento da vida cultural saltense, primeiramente catalogando quem produz cultura e realizando o chamamento às assembléias que formarão o corpo diretor. Com a formação jurídica do FÓRUM, várias frentes serão abertas, para incentivo das iniciativas culturais. Nesse projeto, CULTURA é toda a produção artística e intelectual do povo saltense, sejam artistas plásticos, atores, artesãos, músicos, escritores, costureiras e rendeiras, cozinheiras típicas, e como vanguarda cultural, até mesmo tatuadores, bartenders, etc. Este email e o texto acima é de minha iniciativa, do blog MAFIA ROCKER, e segue apenas para meu mailing list em CCO. Se você mora em salto ou conhece algum interessado em nossa cidade, por favor, reencaminhe este e-mail.
GIOVANNI - MAFIA ROCKER


"Convidamos a todos os interessados pela Cultura de nosso município a prestigiarem o Fórum Permanente de Cultura que acontecerá no sábado, dia 14 de maio de 2011,  às 15h, no Espaço Cultural Barros Junior, à R. Dr. Barros Jr., 397 - Centro - Salto/SP. Participe, prestigie, contribua. Salto agradece."

Silmar Oliveira - Maestro formado pela Unicamp. Trabalha com Educação em vários níveis. Coordena o Espaço Cultural Barros Junior. Também atuante como Músico em múltiplos projetos. Possui Especialização em Gestão Educacional.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Realizada primeira reunião do Fórum de Cultura em 2011



Na tarde de domingo, 17 de abril, alguns representantes da arte, cultura e educação se reuniram no Espaço Cultural Barros Jr. para retomarem o Fórum Permanente de Cultura de Salto.

Estiveram presentes: Marcos Pardim, Lúcia, Marlos Matheus, Ismênia Rogich, Sérgio Merces, Silmar Oliveira, Manoel Padreca, Carolina Padreca, Haydé Pedrina, André Bortolucci, Giovani (Mafia Rocker), Paula Lorenço, Arlindo Nicolau, os secretários Wilson Caveden e Daniel Evangelista e o vereador Garotinho.

Dentre as discussões, ficaram definidos alguns pontos, como: o mapeamento cultural da cidade e o chamamento de mais representantes - das diversas frentes de manifestações culturais - para as próximas reuniões.
O objetivo do Fórum é buscar alternativas para solidificar as diversas atividades e manifestações culturais existentes na cidade, além de um artista poder contar com o respaldo do outro.

O próximo encontro acontecerá no sábado, 14 de maio, às 15h também no Espaço Cultural Barros Jr. (à Rua Dr. Barros Jr., 397 - Centro).

A entrada é livre e gratuita.


Silmar Oliveira - Maestro formado pela Unicamp. Trabalha com Educação em vários níveis. Coordena o Espaço Cultural Barros Junior. Também atuante como Músico em múltiplos projetos. Possui Especialização em Gestão Educacional.