terça-feira, 26 de janeiro de 2010

O que é o Fórum Permanente de Cultura

Ainda existem algumas questões sobre o que de fato é o Fórum Permanente de Cultura de Salto/SP. Qual sua atuação / qual sua importância / relevância / necessidade?

Em síntese é uma reunião de pessoas que propõem contribuir com a Cultura em Salto.

A seguir uma pequena elucidação da atuação do Fórum - (lembrando que as contribuições em participação são sempre bem-vindas).

Etimologicamente as palavras significam:

Fórum: Local (ou temática) para reuniões que discutem assuntos específicos. Ou seja: existe um Objetivo e esse objetivo é respaldado (“conferido”, avaliado e aprovado) nesse local, nessa reunião, nessa discussão.

Permanente: como o Fórum está ocorrendo de maneira sistemática (quer dizer: com disciplina e constância avaliando e sugerindo os temas) ele pode ser considerado como já “permanecido”, já comprovadamente existente - permanente quer dizer, sumariamente, um estado de afirmação, de existência, de atuação, de “eternidade”.

de Cultura: área que engloba os saberes humanos: ciência, religião (na Índia = união = Yoga), artes, desenvolvimento pessoal... “sobrevivência”: a Cultura, etimologicamente falando significa "O Cultivar" - cultivar o quê? ... dependerá do objetivo.

O Fórum Permanente de Cultura de Salto propõe:

1. Servir de frente de atuação dos diversos grupos culturais, artistas e manifestações artísticas que estão em atividade ou que necessitam de resgate cultural na cidade de Salto;

2. Promover o intercâmbio desses artistas entre atividades que sejam interessantes e produtivas para o meio artístico-culturo-sócio-ambiento-educacional para a Estância Turística de Salto;

3. Avaliar, alicerçar e promover a presente Cultura citadina (que ocorre na cidade) e auxiliar a fazer com que ela exista de fato; atuante, compromissada, efetiva, auxiliadora nos vários níveis de desenvolvimento da cidade;

4. Servir de alavanca para o concretização do Conselho Municipal de Cultura que será um grande auxiliar nas questões culturais da cidade haja visto que ele participará do direcionamento sem protecionismo das questões culturais do município. Essas ações se darão no sentido de: investigação, fiscalização, aprovação e sugestões de direcionamento da Arte e Cultura em geral na cidade de Salto;

5. Fazer acontecer as muitas e boas sugestões que ocorreram na Iª Conferência Municipal de Cultura de Salto que contou com a grande participação da comunidade artística da cidade.

Além disso - Convite:

Como já enunciado - esta é uma postagem para poder mostrar alguns pontos de atuação e diração do Fórum. E, como ele é aberto e dinâmico, as contribuições de todas as pessoas são sempre consideradas relevantes e interessantes. Aliás, para quem quiser contribuir escrevendo aqui neste Blog reitero o convite feito anteriormente há alguns meses para colaboração: basta enviar um email para mim (agnicolau@gmail.com) solicitando a participação nas postagens e será liberado o acesso para tanto. Atualmente além de mim (Arlindo G. Nicolau) já contribuíram com postagens Silmar Oliveira e Wilson R. Caveden - somos portanto, presentemente neste blog, os "Autores"; e existe contribuição de comentários nas postagens também de outras pessoas e mesmo participações através de envio de email sobre assuntos importantes que merecem estar neste Blog e que são, portanto, publicados.

Novo e importante encontro está marcado para o dia 08 de Fevereiro de 2009, Segunda Feira, no Clube Guarani, 19h00, - reunião aberta, livre, participativa, democrática - e que tratará nessa data da formação de um grupo que coordenará de maneira mais formal, mas sem hierarquia, ou seja, sem ter uma importância em nível maior, ou de "peso", nas reuniões do Fórum. Também seráo mostradas as possíveis pautas para as novas reuniões e sua periodicidade.

A atuação do Fórum neste ano também se dará para a efetiva criação e consolidação do Conselho Municipal de Cultura de Salto. Esse Conselho em outras cidades tem participação da Sociedade Civil e do Poder Público e, em muitos casos, está servindo sebremaneira para auxiliar os Artistas e as Cidades em que ele foi implantado.

Outro ponto: há dias criei um Logotipo para o Fórum. Ele poderá ser usado para divulgação de assuntos relativos - logicamente - ao Fórum, portanto.

→ Mas o mais importante ainda é a participação popular: os artistas saltenses que tanto reclamam que não têm vez poderiam ao menos participar das reuniões do Fórum e sugerir, contribuir, fazer acontecer, e com isso promover a Cultura na cidade. De que vale a pose de "não sou reconhecido" quando não se faz o próprio reconhecimento?

Atuemos.

Arlindo G. Nicolau - Artista Plástico, Designer Gráfico, Webdesigner e Educador. Estudou Artes Plásticas e Pedagogia na Unicamp. Colabora com o Espaço Cultural Barros Junior e com o Fórum Permanente de Cultura de Salto/SP.

3 comentários:

Silmar Oliveira disse...

Arlindo,

Mais claro, didático e objetivo que isso, acho difícil.
Falta agora, um desenvolvimento da consciência da importância da atuação de cada agente cultural.
Vamos investir nessa conscientização como antagonismo à alienação e dispersão atuais.
O Fórum Permanente de Cultura é uma das oportunidades para isso.

♦ Agnicolau ♦ disse...

Um bonito comentário referente a Cultura e Religiosidade está nesta outra postagem: http://culturasalto.blogspot.com/2009/12/concerto-musica-colonial-ituana.html - feito por uma pessoa (Maria Cristina Fontao) de Ponto de Cultura de Mococa/SP; Blog: http://fazendoculturacomarte.blogspot.com/

♦ Agnicolau ♦ disse...

Aliás, Maria Cristina Fontao em email de hoje, 09/02/2010, explica que o Blog http://fazendoculturacomarte.blogspot.com é das atividades de ONG e nem sempre seria do Ponto de Cultura pois há outros projetos; o correto então para o Ponto de Cultura de Mococa/SP é http://mococafazendoculturacomarte.blogspot.com