sábado, 5 de março de 2011

Alegrias e Tristezas no Início do Carnaval

Como em todos os lugares os motivos de alegria sempre vem acompanhados de pontos de tristeza. E aqui na nossa terrinha não é diferente.

De um lado, vemos a bela matéria destacando que Salto tem uma das menores taxas de mortalidade infantil do estado, comparada a países de primeiro mundo. De 2008 para 2009 ela caiu de 14, 2 para cada grupo de mil nascimentos para 7,8 em 2009. Isso vem destacar algo muito importante na saúde pública local: o trabalho de garantir e preservar vidas, que é um trabalho de base, exigente e permanente. Está de parabéns toda a equipe da Secretaria da Saúde comandada pelo querido amigo Tuco. Motivo de muita alegria.


Mas ainda na área da Saúde, sinais de que o governo estadual - PSDB - não cumprirá o acordo realizado com o município no ano passado em relação ao AME - Ambulatório Médico de Especialidades. Lembram-se todos que essa realização foi uma grande negociação entre o município e o estado que absorveu parte do prédio de nosso hospital para a implantação do AME, com consequente repasse para a prefeitura poder garantir parte dos demais serviços. E agora, com a mudança do governador, parece que o governo não quer mais brincar de manter a política de seu antecessor, do mesmo partido, frise-se. Vamos aguardar para ver se isso se transformará em alegria ou tristeza para todos nós.

Do lado da formação profissional, a unidade do SENAI instalada em Salto garante mais 300 vagas em cursos profissionalizantes para a cidade, ampliando sua capacidade de atendimento. Além disso, outros cursos acontecerão até em unidades da rede municipal de ensino a partir da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, do nosso amigo Daniel. Motivo de muita alegria.

No campo da cultura, mais um carnaval, com os bonecões da barra sendo a atração principal por aqui. Cá entre nós, achei, olhando a foto estampada nos jornais de hoje do bonecão da Dilma, que está muito longe de ser parecida com ela. Mas a observação de que ainda não estava pronto (o bonecão) nos dá mais alento.

Ainda sobre carnaval, o Balé Cidade de Salto esteve ontem desfilando na Escola de Samba Unidos do Peruche, juntamente com o Ballet Stagium - que convidou o Bale daqui para participar junto. Muita alegria da escola e do pessoal aqui de Salto quando passaram pela avenida. O ponto negativo foi o fato de que na ala dos saltenses, a escola perdeu o ponto de organização e teve de acelerar o passo, provocando vários buracos no desfile e fazendo com que nossas queridas artistas aparecessem muito rapidamente na telinha. Mas foi motivo de muita alegria.

Tristeza mesmo foi a demissão de Ismenia da Direção Artística do Balé Cidade de Salto ocorrida nesta semana. Por motivos óbvios não entrarei aqui no mérito da decisão da secretaria da cultura, mas o mundo da arte e da cultura só podem lamentar que nossa cidade abra mão do talento de uma das mais respeitadas e reconhecidas coreógrafas do estado. Sem misturar sentimentos, fazendo uma leitura estritamente profissional afirmo sem medo de errar que no eixo Sorocaba-Campinas-Piracicaba é possível contar em dois dedos das mãos pessoas tão capacitadas quanto ela. Melhor tenho certeza que não. Tem duas coisas que aprendi muito nestes últimos seis anos: educação e dança. E digo sem medo de errar que nossa terrinha perdeu e muito com essa decisão. Perde a cidade pois verá novamente uma de suas boas realizações patinar no tempo. Perdem as bailarinas e bailarinos do Balé pois não terão mais as orientações e criações de Ismenia. Perde a cultura popular de Salto, pois o Projeto Caminhos da Dança (Ponto de Cultura financiado com recursos do Ministério da Cultura e da Secretaria Estadual da Cultura), que abriga mais de 140 crianças de todos os cantos da cidade no aprendizado da arte da dança, ficará sem sua mentora. Aliás uma das grandes marcas de Ismenia é essa: preparar belos bailarinos e bailarinas. Muitos são os que passaram por suas mãos e hoje estão dançando mas mais diversas companhias de dança do país. Perde a cultura popular de Salto, pois no projeto Caminhos da Dança além das aulas de dança, existiam as oficinas de costura para aprendizado de confecção de figurinos para espetáculos. Nessas oficinas participavam as mães das alunas da dança.

Evidente que ninguém é insubstituível e que se existir vontade política tudo isso poderá continuar. Entretanto o trauma causado em um processo que vem há anos jamais será esquecido ou recuperado. Isso é motivo de muita tristeza no início deste carnaval.


Nenhum comentário: