sexta-feira, 4 de março de 2011

Vozes Periféricas - Cultura Popular



As crianças e adolescentes carentes que vivem em submoradias na comunidade conhecida como “Palmeirinha”, no bairro Itapeva, em Votorantim terão um carnaval mais alegre neste ano.
Há algumas semanas eles ensaiam os passos para participar da folia em Sorocaba e Votorantim. A iniciativa é uma ação do projeto “Vozes Periféricas”, do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região em parceria com a Associação Cultura Votorantim.
O projeto tem como objetivo trabalhar o desenvolvimento humano através da cultura. Levar cultura, lazer e entretenimento aos bairros periféricos de Sorocaba, Votorantim e Piedade.
Segundo o idealizador da ação, o produtor cultural Werinton Kermes, a ação faz parte do “Carnaval da Inclusão”. “Há vários anos organizamos matinês de carnaval para pacientes de hospitais psiquiátricos e crianças de várias entidades. Neste ano, além disso, resolvemos oferecer aulas de dança e coreografia para as crianças da favela do Palmeirinha, pois queremos amenizar de alguma maneira toda aquela situação sub humana a qual estão submetidas”; explicou Kermes.
As aulas são realizadas no antigo campo de futebol, ao lado dos barracos. O grupo se reúne com o professor Lieverton Martins, mais conhecido como “Baxinho”, que ensaia as coreografias, ao som das músicas carnavalescas. “Eu nunca tinha dado aula em uma condição como esta, no chão de terra batida, sob a chuva ou sol, envolto a uma realidade tão comovente. Mas ressalto que estou muito feliz por realizar este trabalho. É uma aprendizagem também para mim e pretendo continuar depois do carnaval”, disse Baxinho.
A líder comunitária Vera Lucia é uma das responsáveis em colaborar na organização das atividades. “Sempre colaboro com a Associação Cultura Votorantim, pois eles nunca se esquecem da gente e sempre realizam atividades na nossa comunidade”, lembrou Vera.
O grupo foi convidado para participar do desfile de Carnaval realizado pela Liga Sorocabana de Blocos e Escolas de Samba (Lisobes) na cidade de Sorocaba. As crianças farão parte de uma ala que desfilará em 06/03, domingo, às 20h na Av. Eng. Carlos Reinaldo Mendes, no Alto da Boa Vista, em frente à Prefeitura de Sorocaba. Além disso, também farão parte do desfile dos blocos carnavalescos de Votorantim, em 05/03, sábado, com saída prevista para às 18h30 do bairro da Chave indo até a Praça de Eventos de Votorantim.
Voluntários colaboram com a confecção das roupas que serão utilizados pelo grupo. São apoiadores da ação a TV Votorantim e a Comas.
            Saiba mais detalhes pelo site: http://vozesperfiféricas.blogspot.com


 Att,
Luciana Lopez

 

Nenhum comentário: