terça-feira, 30 de março de 2010

Sarau homenageou Historiador e Pai dos Saltenses

Ettore Liberalesso - foto de Carolina Padreca Dr. Barros Junior - por José Roncoleta

Na noite de 23 de Março, no Auditório Maestro Gaó (pseudônimo de Odmar do Amaral Gurgel) - que faz parte do Conservatório Municipal Maestro Henrique Catellari - houve a realização de mais um Sarau na Quinta. Esse evento é promovido sempre nas últimas quintas-feiras de vários meses durante o ano pelo Espaço Cultural Barros Junior. Excepcionalmente o evento ocorreu numa Terça-feira. E, devido ao fato do prédio do Espaço Cultural estar passando por reforma, o XX Sarau na Quinta teve sua realização no citado auditório. Quinta também é uma denominação para lugar, sítio, morada. É, além do dia da semana em que costumeiramente ocorre o Sarau, uma homenagem à antiga morada de Barros Junior, o "Pai dos Saltenses".

No mês de Março, em comemoração ao aniversário de seu nascimento que é dia 17 desse mês, sempre se faz uma homenagem ao "Pai dos Saltenses", Francisco Fernando de Barros Junior, Engenheiro Civil, que muito auxiliou os saltenses nas áreas de política, saúde, artes, cidadania, informação, promovendo um grande desenvolvimento da localidade. Passou a ser conhecido como Dr. Barros Junior e o Espaço Cultural que leva seu nome deve essa reverência em função desse entusiasta ter sido também de grande auxílio ao antigo "Grêmio Musical Saltense" - que passaria em outras épocas a ter a denominação de "Corporação Musical Saltense". Barros Junior patrocinou a banda musical comprando instrumentos, contratando Maestro e dando emprego em sua recém instalada tecelagem para os músicos poderem se sustentar. Isso ocorreu no ano de 1880 sendo que a banda havia sido formada em 24 de Dezembro de 1878 - e em 1919 iniciou-se a construção do prédio do atual Espaço Cultural pela Corporação. No entanto, como rapidamente escrito, a atuação de Barros Junior estendeu-se por diversos campos e teve aliás preponderante atuação no episódio do controle da varíola numa época de surto no final do século XIX e em outros fatos como o desenvolvimento e a emancipação do município de Salto.

O outro homenageado da noite foi o Historiador Ettore Liberalesso, que completa 90 anos em 31 de Março. Esse homem foi o grande compilador e registrador dos fatos históricos saltenses por muitas décadas. Poucos são os que se ocuparam de fazer o registro da História de Salto. Pode-se citar, além de Ettore, Luiz Castellari, que foi quem primeiro se ocupou dessa atividade e mais recentemente Laise Corti com um livro sobre a extinta tecelagem Brasital, Marcio Magera Conceição com CD-ROM e Elton Frias Zanoni, sendo este último também historiador do Museu de Salto. Outros registros são feitos por jornalistas e cronistas da cidade.

Além das atividades de historiador Ettore participa ativamente de atividades culturais, sociais e religiosas ainda hoje. Incansável e estimulante exemplo a ser notado por todas as gerações que por aqui passarem. Publicação pormenorizada sobre suas contribuições com a cidade será feita em postagem futura bem como outra sobre o Dr. Barros Junior.

Sobre o Sarau e suas atrações registra-se que houve apresentações de Músicas de entrada/recepção, Músicas de Compositores do Médio Tietê (ou seja, de compositores da região de Salto e cidades próximas) acompanhadas de Poesias, e ainda apresentações de Dança e Teatro. Também ocorreu palestra pronunciada por Valderez A. da Silva, Secretário da Cultura e Turismo da cidade que fez um grande paralelo entre a vida e obra do Dr. Barros Junior e de Ettore Liberalesso passando pelos aspectos culturais, sociais, históricos, ambientais, educacionais e mesmo fazendo referência da importância que o Brasil inclusive está tendo no cenário mundial; verdadeira aula pois contava com a experiência, conhecimento e capacidade de comunicação desse Secretário que também já lecionou. O público presente em sua maior parte foi composto de alunos e professores de diversas unidades do Centro de Educação Municipal de Salto (CEMUS). Contou ainda a noite com a apresentação de um vídeo sobre Ettore e a entrega de um quadro para esse homenageado com seu retrato.

• Cobertura com informações, fotos e vídeo da noite pode ser conferida no Portal "O Trampolim" em: Sarau uniu música, dança, teatro e pintura

Crédito das imagens:
• Foto de Ettore Liberalesso / divulgação (evento da ASLe - Academia Saltense de Letras) - Carolina Padreca
• Quadro do Dr. Barros Junior - José Roncoleta "Lubra" - Acervo do Museu da Estância Turística de Salto

Arlindo G. Nicolau - Artista Plástico, Designer Gráfico, Webdesigner e Educador. Estudou Artes Plásticas e Pedagogia na Unicamp. Colabora com o Espaço Cultural Barros Junior e com o Fórum Permanente de Cultura de Salto/SP.

Nenhum comentário: