terça-feira, 2 de março de 2010

José Mindlin e a Brasiliana


Guita e José Mindlin
Morreu no dia 28 de Fevereiro de 2010, aos 94 anos, José Ephim Mindlin, que foi advogado, empresário e bibliófilo brasileiro.

Notoriamente conhecido pelo seu grande amor pelos livros e pela leitura teve sua vasta biblioteca pré-iniciada aos 13 anos de idade com uma edição do "Discurso sobre a História Universal", de 1740, escrito por Jacques-Bénigne Bossuet. Em 1927 ele passaria a adquirir mais e mais livros mas sem ter a pretensão de criar uma grande coleção.

Mindlin doou, juntamente com a esposa e filhos, em 2006, todo o acervo de livros sobre o Brasil e de literatura brasileira para a Universidade de São Paulo (USP). A biblioteca passou a ter o nome de "Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin" (Guita era o nome de sua esposa; falecida em 2006).

O acervo conta com cerca de 17 mil títulos (para alguns até 25 mil títulos - dependendo de onde se coleta a informação), ou cerca de 40 mil volumes. Existe um trabalho de digitalização (cópia através de escaneamento) feito pelo robô "Maria Bonita" (que recebeu esse nome por fazer par com o já instalado servidor "Lampião") sobre 2,4 mil páginas por hora - equivalente a 40 livros por dia. Tal equipamento é semelhante ao utilizado pela empresa Google em seu projeto Google Books (a versão brasileira é: Google Livros).

Mindlin também era fascinado por novas tecnologias e meios de transmissão de informação e, embora preferisse ler livros no formato tradicional, via com grande entusiasmo a possibilidade e realização das novas mídias (maneiras, meios) de promover a difusão da leitura - tanto que era grande incentivador do processo da digitalização da sua coleção.

Na página www.brasiliana.usp.br existe um vídeo mostrando um pouco da vida de José Mindlin. Nele ele conta que a leitura iniciada na infância - e ele incentivava, sempre que podia, muito as crianças nisso - será um grande estímulo para sua constância na vida; conta também sobre o carinho que sua esposa - também grande leitora - nutria por seu gosto sobre os livros incentivando-o a comprá-los quando ele próprio hesitava: "Eu nunca precisei entrar em casa com um livro escondido, como acontece com muito colecionadores.", diz.

O acervo e outras informações podem se conferidos em www.brasiliana.usp.br/index.php.

Nota: O link para a Biblioteca Brasiliana também está no menu "Sites sobre Cultura", neste Blog.

Crédito da foto: Lucia Loeb - (Guita e José).

Arlindo G. Nicolau - Artista Plástico, Designer Gráfico, Webdesigner e Educador. Estudou Artes Plásticas e Pedagogia na Unicamp. Colabora com o Espaço Cultural Barros Junior e com o Fórum Permanente de Cultura de Salto/SP.

Nenhum comentário: