segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Ministro lamenta morte de Anselmo Duarte

07 de novembro de 2009
Nota de pesar
Ministro lamenta morte de Anselmo Duarte

"O Brasil lamenta a perda do paulista Anselmo Duarte um dos maiores cineastas e atores do cinema brasileiro. Galã para uma geração de espectadores que experimentaram o cinema antes da TV, Anselmo deixa na memória afetiva do país um enorme sentimento de carinho e gratidão: são dezenas de personagens a quem emprestou seu corpo e seu talento, em especial nos clássicos da Vera Cruz, mas também em filmes autorais como O Caso dos Irmãos Naves.

Como cineasta, Duarte foi um maestro da narrativa: ajudou a constituir um cinema clássico e popular brasileiro, desafio que é até hoje um horizonte não inteiramente alcançado pela produção nacional. Conquistou nossa única palma de ouro em Cannes, promovendo a cultura brasileira pelo mundo e tornando célebre internacionalmente a obra de Dias Gomes. Anselmo vinha de família humilde e fez uma trajetória singular no cinema: ascendeu como empreendedor. Seus inúmeros prêmios são o merecido retorno da eficácia em alcançar um público amplo em seu cinema."

Juca Ferreira
Ministro da Cultura

Arlindo G. Nicolau - Artista Plástico, Designer Gráfico, Webdesigner e Educador. Estudou Artes Plásticas e Pedagogia na Unicamp. Colabora com o Espaço Cultural Barros Junior e com o Fórum Permanente de Cultura de Salto/SP.

Nenhum comentário: